Tudo sobre Vinicius de Morais.
Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, conhecido como Vinicius de Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, com ascendência nobre e de dotes artísticos.
Com apenas 16 anos entrou para a Faculdade de Direito do Catete, onde se formou em 1933, ano no qual teve seu primeiro livro publicado “O caminho para a distância”. Durante o período de formação acadêmica firmou amizades com vínculos boêmios e desde então, viveu uma vida ligada à boemia.
Após alguns anos foi estudar Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, no entanto, não chegou a se formar em razão do início da Segunda Guerra Mundial. Ao retornar ao Brasil, morou em São Paulo, onde fez amizade com Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade e também efetivou o primeiro de seus nove casamentos. Logo após algumas atuações como jornalista, cronista e crítico de cinema, ingressou na diplomacia em 1943. Por causa da carreira diplomática, Vinicius de Moraes viajou para Espanha, Uruguai, França e Estados Unidos, contudo sem perder contato com o que acontecia na cultura do Brasil.
É um dos fundadores do movimento revolucionário na música brasileira, chamado de “Bossa Nova”, juntamente com Tom Jobim e João Gilberto. Com essa nova empreitada no mundo da música, Vinicius de Moraes abandonou a diplomacia e se tornou músico, compôs diversas letras e viajou através das excursões musicais. Durante esse período viveu intensamente os altos e baixos da vida boêmia, além de vários casamentos. O início da obra de Vinicius de Moraes segue uma aliança com o Neo-Simbolismo, o qual traz uma renovação católica da década de 30, além de uma reformulação do lado espiritual humano. Vários poemas do autor enquadram-se nesta fase de temática bíblica. Porém, com o passar dos anos, as poesias foram focando um erotismo que passava a entrar em contradição com a sua formação religiosa.
Após essa fase de dicotomia entre prazer da carne e princípios cristãos, infelicidade e felicidade, Vinicius de Moraes partiu para uma segunda fase poética: a temática social e a visão de amor do poeta. Há diferenças na estrutura da primeira fase poética do escritor em relação à segunda: a mudança dos versos longos e melancólicos para uma linguagem mais objetiva e coloquial. Vinicius de Moraes foi um poeta que marcou a literatura e a música, e até hoje é relembrado, inclusive em nomes de avenidas, ruas, perfumes, etc.
O VELHO E A FLOR
Por céus e mares eu andei,
Vi um poeta e vi um rei
Na esperança de saber O que é o amor.
Ninguém sabia me dizer,
Eu já queria até morrer
Quando um velhinho
Com uma flor assim falou: O amor é o carinho,
É o espinho que não se vê em cada flor.
É a vida quando Chega sangrando aberta em pétalas de amor.
Analise critica: Este poema de Vinicius de Morais é muito bonito, mostrando que o amor é algo bonito demonstrado em gestos de carinho, é aquilo que te invade com ''pétalas de amor'' quando tudo parece ruim na vida e que da mesma forma que o amor nos faz bem, nos trás feridas como o espinho que não se vê em cada flor. Escolhi este poema pois achei bastante interessante a forma com que ele retrata o amor.
Tomara
Que você volte depressa
Que você não se despeça
Nunca mais do meu carinho E chore, se arrependa
E pense muito Que é melhor se sofrer junto
Que viver feliz sozinho Tomara
Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo Como nunca mais...
Analise critica: Este poema de Vinicius de Morais fala sobre a saudade, retrata a falta que uma pessoa faz quando se vai dizendo que a ausência não da paz, adorei a forma com que o poema foi escrito demonstrando realmente o sentimento de tristeza e saudade. Escolhi esse poema pois me identifiquei bastante.
Amor em paz
Eu amei Eu amei, ai de mim, muito mais
Do que devia amar
E chorei Ao sentir que iria sofrer
E me desesperar Foi então
Que da minha infinita tristeza
Aconteceu você
Encontrei em você a razão de viver
E de amar em paz E não sofrer mais
Nunca mais
Porque o amor é a coisa mais triste
Quando se desfaz
Analise critica: Este poema de Vinicius de Morais fala sobre a saudade, retrata a falta que uma pessoa faz quando se vai dizendo que a ausência não da paz, adorei a forma com que o poema foi escrito demonstrando realmente o sentimento de tristeza e saudade. Escolhi esse poema pois me identifiquei bastante.
também FALTOU APROFUNDAMENTO NAS ANÁLISES
ResponderExcluirconcordo
Excluir